Programa Município verde e azul estimula gestão ambiental

0
193

O Programa Município Verde Azul busca a gestão ambiental compartilhada e cria uma responsabilidade mútua, estimulando o desenvolvimento da competência gerencial nos municípios, além de promover a participação da sociedade na gestão ambiental, cabendo ao Estado prestar colaboração técnica e treinamento às equipes locais.

A participação de cada um dos municípios paulistas ocorre com a indicação de um interlocutor e um suplente, por meio de ofício encaminhado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

“BI PREMIADOS”
Na área ambiental, um dos objetivos da atual administração, era a conquista da certificação, o que aconteceu logo no segundo ano do mandato ( 2018 ). No ano seguinte, a surpresa e o reconhecimento vieram novamente. Águas da Prata foi certificada pela segunda vez. Somos “Bi” em uma das principais certificações ambientais do Brasil.

LIBERAÇÃO DE RECURSOS
É importante esclarecer que além do valor agregado à imagem da cidade, a certificação garante prioridade na liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição – FECOP e na destinação de recursos vinculados ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), através do qual, Águas da Prata já conseguiu aprovação para vários projetos nos últimos três anos.

MUNICÍPIO VERDEAZUL
Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

 ATESTADO DE QUALIDADE
O ranqueamento é resultado da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios. São critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. Este Certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à prefeitura premiada prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição.

CAMINHÃO COLETOR
Com a primeira certificação, o município recebeu um caminhão de coleta de lixo novinho justamente em função do desempenho do trabalho da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

 CAMINHÃO PARA COLETA SELETIVA
Além do caminhão coletor de lixo adquirido pela certificação de 2018, a certificação de 2019 garantiu a vinda de outro veículo que está chegando. Desta vez é um caminhão específico para coleta seletiva de lixo.

Apesar de todas as vantagens já citadas, o ganho ambiental é de longe nosso maior prêmio, já que percebemos melhorias na qualidade de vida da população por conta das ações desenvolvidas nas áreas de esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

“Com isso, além de ser reconhecida como a Rainha das Águas, Águas da Prata alcançam um outro reconhecimento voltado para a área da gestão ambiental”, disse Marcos Santos, Secretário Municipal do Meio Ambiente, de Águas da Prata.